Morrinhos é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país.

Sobre Morrinhos

Com movimentos culturais e políticos influentes, o Município de Morrinhos se destaca no passado histórico do estado de Goiás, tendo lançado grandes nomes e intelectuais para a memória goiana. Morrinhos sempre foi orgulho para sua gente, pois fora dos limites do município é sempre lembrada pela força de seu povo e pelos feitos de seus cidadãos. Esse passado chega até os dias de hoje, impulsionando a mudança e o desenvolvimento. Morrinhos está preparada para os desafios e para o crescimento de quem investe em educação, tecnologia e no principal: a qualidade de vida de seus moradores. Morrinhos tem passado, tem futuro e tem no presente a força de uma cidade maravilhosa, de um povo trabalhador e cheio de vontade.

Morrinhos possui ruas bem arborizadas, com muita sibipiruna e hibiscos. Possui, também, grande número de árvores frutíferas, sendo, por isso, cognominada de Cidade dos Pomares. Não por acaso, um dos mais perfeitos poetas goianos, Guilherme Xavier de Almeida, filho da “Cidade dos Pomares”, diz, inspirado nela: Meu coração é uma cidade antiga,/ De casas brancas e compridos muros,/ Com pomares amplíssimos, escuros,/ E gente simples de feição amiga.

Os turistas buscam em Morrinhos o passado histórico preservado em seu casario colonial e suas ruas de tranquila beleza. O município, com 2.976 km², situa-se na vertente goiana do Rio Paranaíba e é banhado pelos rios Piracanjuba e Meia Ponte e pelos ribeirões Formiga, Monjolinho, da Divisa, Mimoso e outros menores. Relativamente ondulado. A parte montanhosa é a que fica próxima ao rio Meia–Ponte. O principal acidente geográfico é a Serra Meia Ponte, e o pico culminante são Cachoeira da Samambaia e Atrás–Os–Montes. Suas principais rodovias são a BR-153 e GO-213, além de diversas rodovias municipais.

Icone Whatsapp
Vamos conversar?